Em um mundo onde a cada dia se produz mais e mais lixo - só no Brasil são mais de 228 mil toneladas de lixo urbano coletadas por dia, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) - dar um destino adequado e sustentável para todos os materiais que podem e deveriam ser reciclados parece uma missão impossível.



Mas, mesmo em um cenário assustador como esse há sempre alguns projetos que nadam contra a maré e já nascem sobre os pilares da sustentabilidade. É o caso da empresa Campo Grande a Tiracolo criada pela jornalista Monique Klein, que há quatro anos reaproveita o que iria para o lixo, nesse caso malotes dos correios e banners descartados, e transforma-os em um dos itens de destaque do guarda-roupa feminino; as bolsas.  

Especializada em sustentabilidade, o meio ambiente sempre esteve na vida de Monique. Ela trabalhou como repórter do MS rural e foi professora de Jornalismo ambiental na Universidade Anhanguera-Uniderp. Tudo isso motivou o respeito pela natureza. “Sustentabilidade ditou a minha vida e meu negócio”, conta.



Dentro da Campo Grande a Tiracolo nada é jogado fora, nem mesmo a água da chuva, que é armazenada, onde um dia foi a piscina da casa, e reaproveitada. Os móveis e os objetos de decoração também são ecologicamente corretos, todos foram encontrados no lixo ou adquiridos em móveis usados e brechós. “Nossas bolsas nasceram da paixão pelo meio ambiente. Da vontade de gerar uma mudança no comportamento das pessoas. Por que não trocar a bolsa de marca, por uma sustentável?”, questiona a jornalista.



Como uma marca legitimamente sul-mato-grossense, as bolsas não poderiam deixar de ter motivos regionais. Os pássaros, as flores, e tantos outros desenhos criados pela jornalista, levam para onde quer que as bolsas andem um pedacinho das belezas do nosso estado. E elas tem ido longe, a empresa expôs suas bolsas na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também teve seu lugar garantido na Copa das Confederações desse ano e já está se preparando para a Copa do Mundo em 2014. Um sucesso.



Para conhecer mais sobre o trabalho da Monique, é só acessar o site http://www.campograndeatiracolo.com  

Se quiser acompanhar o Tendência Coletiva nas redes sociais é só seguir



Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Josiane Paganini. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.