Em Busca de Um Final Feliz não é um livro fácil. Quando lemos sobre o livro – que nos apresenta aos moradores da favela de Annawadi, localizada a menos de 200 metros do aeroporto internacional de Mumbai na Índia – é fácil compara-lo ao filme “Quem quer ser um milionário”. Mas, ao contrário do longa vencedor do Oscar na categoria Melhor Filme em 2009, no livro da jornalista americana Katherine Boo, não há fantasia, e escapar da miséria e da fome é um sonho em uma terra onde poder sonhar é um privilégio.



Embora o livro de Katherine seja uma narrativa de não ficção, o jeito como a história nos é apresentada - com seus personagens muito bem construídos e a ausência do tom de reportagem no livro – nos lembra um bom romance. Mas não se engane, Boo apenas utiliza os elementos do jornalismo literário, sem se perder em sentimentalismos ou se basear em opiniões pessoais.

Para a construção do livro, Katherine passou três anos e meio morando em Mumbai. Lá ela ouviu, viveu e registrou os relatos que dariam origem ao livro. Como a história de da estudante Manju Waghekar, que sonha em se tornar a primeira mulher de Annawadi a ter um diploma universitário, ou mesmo a de do jovem Abdul Husain, que, aos 16 anos – ou poderia ter 21, já que sua mãe não lembra mais de sua idade - trabalha como catador de lixo para sustentar uma família de 11 pessoas. E ainda a deficiente física, Fátima Shaikh, ou Perna Só, que, em um momento de desespero, ateou fogo ao próprio corpo.


Foto: Indranil Mukherjee/AFP Folha de S.Paulo
Boo nos mostra um cénario que contrapõe repetidamente a miséria e a riqueza - os hotéis de luxo onde são celebradas festas majestosas, os barracos onde mal se tem o que comer; os carros com motoristas, os puxadores de requixá – ela escapa de nos mostrar um retrato simplista ou mesmo caricato dos que vivem na favela. Não há ingenuidade, ou mesmo vitimização ou vilanização total dos personagens.  

No relato de Katherine, não há quem se declare vilão ou vítima, há como diz o livro “exploração do fraco pelo menos fraco”. Ninguém escapa da propina, nem mesmo os miseráveis. A corrupção está em todos os sistemas, da polícia aos hospitais. Lembra muito no nosso próprio país.

Enfim, Em Busca de Um Final Feliz é daqueles livros que abrem portas, que nos desperta para novos assuntos e culturas, que nos faz querer saber mais. Katherine Boo não nos apresenta questões fáceis, e sim perguntas que nos abrem portas para a curiosidade e busca de informações.

Se quiser acompanhar o Tendência Coletiva nas redes sociais é só seguir


One Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Josiane Paganini. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.